terça-feira, 2 de dezembro de 2008



Projeção...

É uma operação pela qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro – pessoas ou coisa -, qualidade, sentimentos, desejos e mesmo “objetos” que ele reconhece ou recusa nele.


A projeção é inconsciente, através do qual aquilo que é emocionante, inaceitável como parte do “eu” é rejeitado e atribuído aos outros. Serve para “tapar um buraco emocional”, que teve origem na infância. A projeção ocorre quando em vez de percebermos a outra pessoa como ela é, projetamos sobre ela aquilo que desejamos que ela fosse. A maioria das projeções acontece em função de figuras que trazemos no nosso interior e que desejamos encontrar no parceiro. É mais fácil apontar o defeito no outro e tentar corrigi-lo do que lidar com os próprios limites e imperfeições, buscar superá-los.


Este tema faz parte da minha aula de psicologia, achei interessante e gostoso como todas as aulas que tive desde o ínicio do semestre, são fatores que fazem parte do nosso mecanismo de defesa e todos já passamos por isso e continuamos sempre a passar com situações que pra nós passam desapercebidas, sem nos darmos conta encontramo-nos mecanismo de defesa.

O que achei interessante é que na Projeção dois tipos, o ruim (negativo) e o bom (positivo), um breve exemplo do ruim que fazemos sem saber, vou dar o mesmo exemplo da aula que por sinal gerou uma discussão que acabamos quase sem intervalo de tão interessante...o exemplo ...o time está jogando a partida de futebol...ai o cara chuta a gol a bola passa no lado de fora da trave..o que você homem que está aqui lendo diria??? É um cabeção era só ter chutado mais pro lado que fazia o gol, se fosse eu tinha feito! Este é uma projeção, tu estavas ali torcendo não podia jogar e achou que pudesse fazer melhor...algo que tu não podes, sabe que não pode e acha que pode e desmerece o companheiro porque tu achas que ele fez errado. Isso todos nós já fizemos, com certeza...e continuamos a fazer sempre, é inconsciente...a partir de hoje preste atenção. A culpa é sempre do outro. Eu não posso ninguém pode (aqui podemos dar exemplo as ex namoradas que são as que mais incomodam e pensam desta forma).

Agora a Projeção boa que foi a que achei o máximo....tem até uma propaganda dos bombons que mais amo SERENATA DE AMOR falando sobre o assunto.

Esta projeção boa é no inicio do namoro, que podemos vê-la, o que as mulheres esperam de homem? Que ele seja inteligente, trabalhador, educado, atencioso,bonito, elegante, carinhoso, simpático, cheiroso, amoroso,com pouco de ambição (aquele pouco que não faz a ninguém)..ops descrevi o homem dos meus sonhos.....ahh será que existe....hehehe..mas continuando....tu conheces o cara e ele é hiper carinhoso, atencioso ai tu já vê todas aquelas qualidade que citei (aqui nós dizemos que é a paixão), no cara, tudo que o cara faz te encanta, ai o tempo passa e tu vês que ele solta pum...que ele arrota...começa a ver os defeitos...muitas coisas que as mulheres não fazem, neste momento a projeção acaba e o amor fica e quando o projeção acaba é mais ou menos a mesma coisa que emplodir um prédio acaba...e o que restou é amor...e ai fica mais forte...


Nenhum comentário: